Sobre

A Cara do ProMarta

Foto da Marta em frente à estação de comboios de Deventer, Netherlands.
Abril 2013 – Primeira semana a viver em Deventer, Holanda.

Olá e bem-vindo ao ProMarta!

O meu nome é Marta, sou Portuguesa, nascida em Lisboa, vivo na Holanda desde 2013, trabalho online como Assistente Virtual desde 2014 e sou mãe de um lindo menino desde 2015.

Antes de vir morar na Holanda, trabalhei em diferentes empresas em Portugal. Tendo começado a trabalhar aos 16 anos, passei por cafés, loja de roupa, operadora de caixa para o Pingo Doce, operadora de Call-Center primeiro para a Oni e mais tarde na TMN, trabalhei dois anos com o meu pai na sua loja de chaves, fui operadora de posto na Galp, assistente administrativa no BPI e mais tarde no banco Santander, mas nunca senti que trabalhava no sítio certo ou que poderia sonhar com uma carreira.

Aprendi muito em cada local de trabalho e percebi que haviam três coisas que eu gostava de fazer: trabalho administrativo, trabalho em inglês e novas tecnologias. Este conhecimento e o facto de ter tido diferentes experiências de trabalho foi o que me levou a adotar o trabalho remoto online e passar a ser uma Freelancer registada aqui na Holanda.

Muitas vezes digo “Se eu soubesse o que sei hoje”! E é verdade.

Em 2013, quando vim para a Holanda, em toda a Europa se fazia sentir uma grande crise económica. Em Portugal fiquei desempregada pois estava de baixa e sem saber quando poderia voltar ao trabalho, acabei por concordar com a entidade patronal que o melhor seria eu não renovar o contrato, por forma a que outros pudessem ter trabalho e, um dia, talvez eu pudesse voltar ao trabalho. Mas a vida dá muitas voltas e eu acabei por vir para a Holanda onde pensei que as coisas seriam diferentes, mas 3 meses depois de aqui estar percebi que também aqui eu teria dificuldades. Até para trabalhar nas limpezas eu teria de saber falar holandês!

Ou seja, os holandeses adotavam formas de dar prioridade aos nacionais por forma a terem trabalho e imigrantes como eu teriam de batalhar desde início para entrarem no mercado de trabalho.

Mas não condeno a atitude, muito pelo contrário! Compreendo perfeitamente que tal aconteça e muitas vezes pensei que em Portugal o mesmo deveria acontecer. Em vez de se dar prioridade a quem trabalha por menos, deveria ser a quem tem competências e qualificações.

Com tal a acontecer e com a minha vontade de me manter ativa no mercado de trabalho, decidi experimentar o trabalho remoto online e ver se seria algo para mim. Eu tinha experiência como administrativa e sempre fui uma curiosa de novas tecnologias e uma “internauta”, poderia ser que os meus conhecimentos me permitissem encontrar trabalho honesto online!

Foi a melhor decisão que tomei! Comecei por realizar trabalhos pequenos, sempre trabalhando em páginas dedicadas a Freelancers, e hoje em dia faço de tudo um pouco com os conhecimentos que tenho. Tive o prazer de trabalhar com clientes do Reino Unido, América, Egito, Rússia, Bélgica, Canada, Índia, Bangladesh, Austrália, Brasil e França e me tornei “Top Rated Freelancer” no UpWork (a minha plataforma de seleção para trabalhar online) e com isso a minha reputação de trabalhadora honesta que faz o que promete, cresceu e hoje em dia faço apenas os trabalhos que realmente me interessam, com o intuito de fazer sempre algo que me ajude a crescer profissionalmente e a adquirir novos conhecimentos.

Hoje – setembro de 2018 – continuo a trabalhar online, mas sempre com as minhas prioridades bem definidas. Trabalho quando quero, onde quero e faço o que gosto, me dando tempo para mim e para o meu filho. Porque o trabalho não é tudo na vida! Faz parte da vida de cada um, mas sempre com o intuito de vivermos uma vida!

Para mim é importante ter tempo para mim e para o meu filho, crescer como pessoa e como mãe, me mantendo ativa em diferentes campos da minha vida.

E se eu consigo, tu também consegues!

O ProMarta

Origem do ProMarta

Durante estes anos de trabalho remoto online, verifiquei que eram muitos os que me pediam para explicar o que eu fazia online e que se questionavam se seria algo que poderiam fazer também! E é por essa razão e por ter o sonho de ver este tipo de trabalho crescer na comunidade portuguesa, que surge este blog onde passarei os meus conhecimentos de como trabalhar online de forma honesta, sem que sejas técnico ou licenciado, mas com conhecimentos básicos de internet e programas de computador.

Missão do ProMarta

Sendo este blog para Freelancers e Clientes, tem como missão tirar qualquer dúvida e eliminar possíveis obstáculos ou mitos quanto ao trabalho remoto online e juntar aqueles que querem trabalhar com aqueles que querem contratar trabalhadores. Porque par que haja trabalho online em português é preciso também dar a conhecer a empresas/clientes todas as vantagens que esta forma de trabalho pode trazer.

Para quem?

O ProMarta é para todos aqueles que, não sendo técnicos ou licenciados, procuram trabalhar online por forma a gerar rendimentos e para todos os indivíduos ou empresas que querem saber mais sobre o assunto e possivelmente adotar esta forma de trabalho para os ajudar nas suas atividades ou mesmo os ajudar a nível pessoal, por forma a terem uma vida melhor.