Hubstaff
Duas pessoas a darem um aperto de mão como que a fechar um negócio.
Clientes,  Em Destaque

Pros e Contras de Contratar um Trabalhador Remoto

Cada vez mais se vai falando de trabalho remoto e como este pode ser adotado por diversas empresas. Em países como os Estados Unidos da América ou mesmo os Países Baixos, aqui na Europa, o trabalho remoto é uma prática comum e faz parte de uma grande percentagem do mercado de trabalho como podes ver no artigo “O Trabalho a Partir de Casa está a Aumentar” onde se mostra os dados estatísticos que suportam tal conclusão.

Claro que o trabalho remoto não serve para todos os profissionais neste momento, quem sabe no futuro, mas em certos sectores de atividade pode bem ser uma opção.

O que é o trabalho remoto e como é utilizado?

O trabalho remoto é um tipo de trabalho que permite a trabalhadores executarem as suas tarefas a partir de qualquer lugar, fora do tradicional escritório ou local de trabalho, e tem como base o conceito de que um trabalho não precisa de ser realizado num local específico para que seja bem realizado.

Esta forma de trabalho permite aos trabalhadores conciliarem as suas vidas pessoais com a profissional e assim dedicarem-se a 100% a cada uma.

Apesar de ser um trabalho maioritariamente realizado fora do tradicional local de trabalho, em certas circunstâncias pode ser que o trabalhador se desloque a um escritório de forma esporádica, mas tal é acordado antecipadamente entre trabalhador e cliente.

Book Gift - www.wook.pt

A maioria dos trabalhadores remotos são trabalhadores independentes que trabalham a recibos verdes e em tarefas ou projetos temporários, não estando diretamente sob ordens exclusivas de um cliente.

Podem ter mais do que um cliente ao mesmo tempo, tendo mais do que uma tarefa ou projeto a realizar, não querendo isto dizer que não voltem a trabalhar com o mesmo cliente em outros projetos e em outras alturas. Mas não é um contrato de exclusividade por ambas as partes.

Quais são então os benefícios de contratar um trabalhador remoto?

Redução de custos

Ao contratar um trabalhador remoto deixa de ter de se preocupar com os seguintes custos:

  • Todos aqueles relacionados com a criação e manutenção de um espaço próprio para que o trabalhador possa executar as suas tarefas
  • Subsídio de refeição
  • Subsídio de transportes
  • Subsídio de Férias
  • Subsídio de Natal
  • Taxa Social Única
  • Seguro de Acidentes de Trabalho

Entre outros custos que são necessários para manter um trabalhador seguro e feliz no seu local de trabalho! Tudo isso deixa de existir ou é reduzido ao máximo.

Maior Produtividade

Por norma, os trabalhadores remotos são mais produtivos do que os trabalhadores dependentes. Isto poderá dever-se a um sem número de razões, de acordo com cada individuo, mas algumas das razões para uma maior produtividade por parte de um trabalhador remoto serão:

  • Os níveis de stress diminuem (não se chega ao trabalho stressado por causa do trânsito e/ou porque o autocarro estava atrasado);
  • As distrações são menores ou inexistentes (por exemplo: os “dedos de conversa” durante as horas de trabalho não existem e se existirem são reduzidos ao máximo);
  • O trabalhador está mais focado na sua tarefa e por maior período de tempo;
  • Como existe uma maior flexibilidade nos horários de trabalho, os trabalhadores tendem a estar mais motivados quando trabalham e, por conseguinte, são mais produtivos.

Flexibilidade

Existe uma maior flexibilidade tanto geográfica como horária, fazendo com que encontre profissionais em qualquer canto do mundo e a qualquer hora, o que leva a que o trabalho possa ser feito mesmo enquanto dorme e não existem limites geográficos para encontrar taleto.

Maior compromisso e dedicação por parte do trabalhador

Com uma vida profissional e pessoal em equilíbrio os trabalhadores têm uma maior tendência para se focarem mais no trabalho e mais facilmente cumprem objetivos determinados e isso leva a um aumento na qualidade final do trabalho e muitas vezes a que este seja finalizado antes do tempo previsto.

Então e quanto às possíveis desvantagens?

Mais difícil supervisionar o trabalhador

Quando se contrata um trabalhador remoto existe uma maior preocupação em como controlar se o trabalho está a ser realizado como previsto ou não. Se são cumpridas as horas de trabalho acordadas e se o trabalhador está mesmo focado no seu trabalho.

Existe um maior risco de que o trabalhador não execute a tarefa em causa, mas também existem formas de controlar e/ou evitar tais situações.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Possíveis Soluções:

  • Existem diversos programas que ajudam a controlar horas de trabalho online, alguns mesmo com a opção de tirar uma foto ao que está no ecrã do computador e que podem servir como prova de trabalho.
  • Pode efetuar entrevistas através de Skype e assim ficar com mais noção de quem é a pessoa e se tem as características que você procura.
  • Solicite ao entrevistado que realize uma amostra do trabalho por forma a dar provas dos seus conhecimentos.
  • A melhor forma de controlar o progresso do trabalho será mantendo uma comunicação constante.
  • O trabalho pode ser feito por partes e o trabalhador tem de entregar o trabalho realizado a cada etapa. Por exemplo: um ficheiro de Excel com entrada de dados sobre uma pesquisa online em que o trabalhador é pago por cada 500 entradas. Isto ajuda a que você possa ir acompanhando o progresso do trabalho e a qualidade do mesmo. A cada 500 entradas (linhas preenchidas) o trabalho é enviado para si e você paga o valor correspondente ao número de entradas acordadas.

Mais difícil de manter a comunicação espontânea entre equipas

Quando se trabalha no local, com facilidade se pode comunicar uma ideia ou mesmo explicar um processo num quadro branco ou numa folha de papel. Mais facilmente se discutem processos de trabalho ou se partilham ideias entre colegas de equipe ou entre chefia e trabalhadores.

Quando se contrata um trabalhador remoto é necessário encontrar formas para comunicar de forma regular e de comum acesso a todos.

Possíveis soluções

Existem diversas formas para manter a comunicação aberta e de fácil acesso, para além do facto de que muitas, se não todas, elas podem ser acedidas em diferentes dispositivos o que leva a que esteja onde estiver pode enviar uma mensagem ou comunicar com alguém da equipe através do seu telemóvel ou tablet.

Também de encontram várias plataformas online que permitem gerir equipes de trabalhadores e que têm as ferramentas necessárias e adequadas para este tipo de situações.

No entanto, também pode optar por coisas mais simples e diretas como o uso do Skype que permite adicionar diversos membros numa mesma janela de chat e assim pode passar comunicações mais facilmente e, em caso de equipes, estes trabalham em conjunto e colegas partilham ideias relativas ao trabalho de forma imediata e acessível a todos.

Maior dependência nas tecnologias disponíveis

As tecnologias existentes são a principal razão para que o trabalho remoto possa existir e ser tão positivo, no entanto também existem contrapartidas que em muitos casos não existem quando se trabalha no local.

Pode acontecer que seja hora de fazer aquela videochamada por Skype e no meio da conversa o Skype bloqueia e o ritmo da conversa quebra! Ou ligações de internet que te obrigam a parar o trabalho naquele preciso momento em que estavas a resolver algo importante!

São estas e outras situações que podem acontecer como imprevistos e que têm de ser levados em conta quando se escolhe esta forma de trabalho.

Hubstaff

Ter uma ligação de internet estável compensa, sendo um investimento que compensa em muito para reduzir ao máximo este tipo de dificuldades.

Em qualquer tipo de trabalho ou de forma de contratar alguém existem riscos e benefícios, mas também existem soluções para todos os possíveis obstáculos.

Uma forma de ajudar a diminuir as desvantagens é utilizando Aplicações de Gestão de Projetos e o uso de Programas que permitam fazer o controlo de Horas dos Trabalhadores com Screenshots (Capturas de Ecrã).

Cabe a si ponderar os pros e os contras de contratar um trabalhador remoto e decidir se é algo que você e/ou a sua empresa poderão beneficiar.

Como referido, as soluções existem e esta forma de contratar trabalhadores tem muitos benefícios.

  • 6
    Shares

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.