Clientes

O que precisas para seres um bom líder?

Independentemente da profissão que tenhas, se queres ser um bom líder aqui encontras dicas sobre o que precisas de ter ou de adotar para seres um líder de sucesso.

As 5 principais qualidades de um verdadeiro líder

No mundo existem maioritariamente seguidores e um pequeno número de verdadeiros líderes que providenciam direcionamento e que fazem o mundo girar. Tu poderás não saber do que é feito um bom líder, mas quase de certeza que conseguirás reconhecer um quando o(a) vires.

Os verdadeiros líderes parecem ter uma aura à sua volta que faz com que as pessoas notem quando estes entram numa sala ou quando falam.

Não importa a tua aparência ou de onde vens, importa apenas se, a certa altura da tua vida, desenvolveste qualidades que te deram o poder da verdadeira liderança.

Existem várias qualidades que um bom líder deve cultivar, mas as cinco principais qualidades que um líder deverá possuir são as seguintes:

  1. Honra – Se um dia vais te tornar num verdadeiro líder, seja qual for a carreira ou caminho profissional que escolhas, terás de ter um forte código de honra. O teu carácter é a parte mais importante da tua pessoa e a honra traz ao de cima o melhor desse carácter.
  2. Compromisso – Não importa o que sabes ou quão educado(a) és, sem compromisso nunca serás um(a) verdadeiro(a) líder. O vencedor da medalha de ouro das Olimpíadas não chegou ao topo apenas por ser fisicamente apto.
  3. Coragem – É precisa muita coragem para se ser um líder. Tu tens de ser capaz de seguir em frente com o que quer que seja que tenhas medo de fazer, sem mostrar qualquer receio. Com todos os medos que conquistas, ganhas uma marca única de confiança que outros não têm.
  4. Generosidade – Ao dares aos outros, tempo, conhecimento, dinheiro e outros recursos, tu crias riquezas para ti mesmo(a). Dar aos outros significa que não és agarrado(a) a coisas mundanas que podem te manter afastado(a) do sucesso. Tu tens de estar disponível para deixar para trás, antes de poderes atingir o que te propuseste a atingir.
  5. Comunicação – Um bom(boa) comunicador(a) é algo raro hoje em dia. Só porque falas com outros não quer dizer que és um bom(boa) comunicador(a). Tu tens de manter contato visual com a pessoa e ouvir mesmo o que essa pessoa está a dizer. Alcança os outros quando te comunicas e tenta chegar ao centro da questão do que realmente importa.

Verdadeiros líderes têm fortes crenças e paixões inabaláveis. Eles fazem o que amam e não se queixam se levar mais tempo ou esforço do que a maioria das pessoas levariam.

Uma forma de se tornar num bom líder é a de copiar as qualidades que admiras numa pessoa que tu consideras um líder. É bem mais fácil de se ser um seguidor, mas se tu queres assumir um papel de liderança na tua vida, o que isso te traz, vale qualquer esforço.

Os 10 Atributos que todos os Bons Líderes têm em comum

Já foram escritos milhares de livros e feitos inúmeros discursos sobre a liderança. É verdade que um bom líder possuí certas características que outros parecem não ter. Alguns “peritos” pensam que é tudo uma questão de habilidades e talentos, enquanto que outros pensam que é preciso carisma e confiança para se ser um bom líder.

Tu poderás ser fantástico(a) a ter ideias e planos sobre um negócio de sucesso, mas se não tiveres capacidade comunicativa, a tua ideia poderá nunca dar frutos.

Seguem-se os 10 atributos que são encontrados em líderes de renome e bem-sucedidos:

  1. Organização – Este atributo não quer dizer que tens de ter um espaço próprio para cada papel, mas tu deverás ser capaz de te preparar para apresentações, reuniões, ou o que for, de uma forma organizada.
  2. Motivação – Motivar uma equipa (crianças ou o que for) para que te sigam, significa que tu precisas de ser um motivador positivo. Tu precisas de estar disposto(a) a arregaçar as mangas e fazer seja o que for que peças aos outros.
  3. Respeito – Quando tu mostras respeito pelos outros, tu constróis respeito e admiração para ti mesmo. Tratar aqueles que te servem com respeito é a marca de um(a) verdadeiro(a) líder.
  4. Flexibilidade – Podem surgir situações inesperadas. O mérito de um líder depende de come este(a) lida com o inesperado e de como se adapta a qualquer tipo de ajustes que sejam necessários.
  5. Confiança – Passar confiança, mesmo quando não se sente confiante, inspira à confiança dos outros. No entanto, evita te tornares convencido na tua confiança, mas sim humilde.
  6. Positivismo – Enquanto que não podes manter um sorriso na cara a toda a hora, é possível ver-se adversidade na cara e continuar a ter uma atitude positiva e otimista. As pessoas procuram um guia nas pessoas que têm uma aparência de atitude positiva.
  7. Comunicação – Ser bom ouvinte é o maior atributo de um bom(boa) comunicador(a). Faz perguntas para que possas ter em conta que opções estão disponíveis para uma dada solução e depois prepara-te para agir de acordo com essa mesma solução.
  8. Senso de Humor – Manter uma atitude descontraída e humorosa sobre as coisas, ajuda os outros a sentirem-se bem sobre eles mesmos e ajuda a manter a moral. Rir ou fazer uma piada sobre uma fotocopiadora avariada é melhor do que gritar.
  9. Consistência – Em vez de desenvolver a personalidade da bolsa de valores com inúmeros altos e baixos, os bons líderes são consistentes na forma como estes lidam com os problemas.
  10. Iniciador – Um verdadeiro líder é também um iniciador – aquele que toma as rédeas de uma tarefa ou projeto e mantem-se no caminho certo. Ele ou ela implementa novos projetos e ideias e mantêm o entusiasmo em alta.

Quando reconheces os atributos excecionais nos líderes que admiras, tu podes copiá-los e assim te tornares no líder que inspirará outros e que te ajudará a ser bem-sucedido no que quer que faças.

És um Seguidor ou um Líder?

Poderás ficar surpreso(a) ao saber que é necessário um bom seguidor para ser um bom líder. Todos têm um chefe – quer seja o supervisor na fábrica, o executivo de uma grande empresa – ou o Presidente da República.

Todos nós temos alguém a quem devemos dar ouvidos e certas regras que temos de seguir. Tu podes ser um líder no teu próprio círculo, mas terás de reconhecer que tens um chefe e saberes que a forma como segues pode te tornar num grande líder.

Book Gift - www.wook.pt

Existem várias qualidades num bom seguidor que farão deste um grande líder. Entre essas qualidades encontram-se as seguintes:

  • Humildade – Como seguidores, estes não se gabam ou se tornam convencidos sobre os seus feitos, tal como os grandes líderes.
  • Sabem bem qual o seu papel – Tanto os seguidores como os líderes sabem claramente que papel estes desempenham no esquema em que se encontram, quer seja a nível pessoal ou profissional. Compreender o papel que desempenhas, ajudar-te-á a passar para o papel seguinte.
  • Obediência – O seguidor que demonstra ser um bom exemplo para os outros, sendo obediente ao seu chefe, demonstra que é necessária uma boa organização. Se não consegues seguir ordens, também não conseguirás dar ordens eficazmente.
  • Lealdade – Ser leal a uma empresa, um companheiro(a), chefe ou amigo é essencial para se ser um bom seguidor e um grande líder. Tal não significa que não possas discordar com uma regra ou indicação de um líder. Apenas fá-lo em privado em vez de ser em praça pública.
  • Bom Comunicador – Tanto os seguidores como os líderes devem ser bons comunicadores, caso contrário estes não serão capazes de seguir ordens ou de discordar com estas de uma forma apropriada.
  • Capazes de discernir o bem do mal – Têm havido muitos líderes ao longo da história que tinham intenções cruéis e maléficas. Quando se pensa em líderes que nunca deveriam ter sido seguidos, vem logo à mente Hitler. Sé um seguidor apenas se o teu coração e alma te disserem que é bom para ti e para os outros.

Todas as qualidades descritas anteriormente, podem ser extremamente benéficas para ti e para o mundo, a não ser que seja levado a um nível superior que não é pretendido. Hitler tomou a lealdade dos seus seguidores, transformou-a em medo e fez com que estes cometessem atrocidades. Isso é levar os benefícios da liderança na direção do maléfico.

Um líder apenas é tão efetivo como os seus seguidores que dão seguimento às decisões tomadas e às tarefas executadas. Se te vês mais como um seguidor do que um líder, tenta e cultiva os traços da liderança enquanto te tornas num melhor seguidor.

Compromisso com a Excelência em Liderança

Quando uma pessoa está comprometida com a excelência, os seus talentos são mostrados na sua capacidade de liderança. Comprometer-se com a excelência é dares a ti mesmo o dom da motivação. Quando tu te comprometes a dar o melhor de ti, tu estás motivado(a) para fazer o que for preciso.

O mantra de hoje em dia parece ser o de que “Se eu não sou pior do que qualquer outro, eu estou bem.” Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas são preguiçosas ou estão muito desmotivadas por forma a se esforçarem para serem excelentes na sua vida pessoal ou na sua carreira profissional. Mas, quando dás o teu melhor para te destacares da multidão, que tem mantras mais negativos, tu te tornas mais bem-sucedido(a) do que a concorrência.

Os líderes que se comprometem com a excelência tendem a ter certos atributos, incluindo:

  • Padrões Elevados – Este atributo requer a visão do que os melhores aparentam e da vontade de tornar essa visão realidade. Se tu és um(a) vendedor(a), isso quer dizer que farás o teu melhor para dar aos teus clientes as melhores ofertas aos melhores preços possíveis. Se és um(a) professor(a), isso quer dizer que darás o teu melhor para ensinares os teus pupilos da melhor forma possível.
  • Integridade – Elevando o maior respeito dos líderes, a integridade é importantíssima quando se busca cultivar a liderança. Ser-se honesto(a) em tudo o que se diz e ser-se franco(a) em todas as suas interações, significa que lidas com as pessoas de uma forma que não compromete aquilo em que acreditas.
  • Boa Condição Física – Manter-se o mais saudável possível e querer ter um corpo e mente saudáveis, mostra que tu respeitas o teu corpo e que queres dar o teu melhor para uma boa saúde. A boa condição física é um atributo que faz parte das prioridades de qualquer líder.
  • Inspirar Outros – Ao dar um bom exemplo aos outros, uma pessoa eleva-se a um maior nível de excelência. Ser um bom ouvinte, passar coragem e ter uma atitude de “tu consegues”, pode ser um excelente instrumento para inspirar outros a irem mais longe.
  • Gere o Tempo de Forma Efetiva – A capacidade de gestão do tempo é crucial para se ser um bom líder. Saber priorizar objetivos e tarefas, e depois saber se focar em cada uma delas até que o objetivo ou tarefa seja completado, é um atributo invejável de um verdadeiro líder.

Pensa nos líderes que admiras e em como estes demonstram o seu compromisso com excelência. É muito provável que ele ou ela tenha todos os atributos descritos acima, ou mais ainda.

São muitos os livros e ajuda online que incentivam e te levarão na direção que precisas para te tornares num verdadeiro e efetivo líder e num líder que está comprometido com a excelência em liderança.

Uma Liderança Efetiva Começa Contigo!

Por forma a se ser um líder efetivo, tu precisas primeiro que tudo de ser um líder de ti próprio. A autodisciplina é importante em tudo o que desejas fazer, quer seja perder peso, acabar um curso ou ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Antes de liderares, terás de ter dentro de ti o desejo e a habilidade de mover montanhas para conseguires o que desejas.

Acreditar em ti mesmo(a) é uma tremenda habilidade para se liderar. As tuas palavras e as tuas ações podem liderar outros a grandes conquistas, mas só se tu acreditares que também tu tens fortes poderes que desejas desenvolver.

A Madre Teresa foi uma líder, mas se tu não soubesses quem ela era e a visses ao longe, tu pensarias que ela era uma freira calada e discreta que trabalhava com os mais necessitados na vida. Mas, se passasses tempo com ela, saberias que ela foi também uma grande líder capaz de inspirar todos no seu caminho, por forma a atingirem o melhor de si mesmos.

Liderança não precisa de ter um título como “Diretor Executivo” ou “Gestor”, porque a liderança transcende um título ou iniciais num nome.

Não importa que papel tens na vida, tu podes te tornar num líder ao passar a tua própria confiança, vontade própria e empatia aos outros.

Por forma a se ser um exemplo de uma liderança efetiva e fazer com que outros te sigam, tu tens de desenvolver as seguintes qualidades de liderança dentro de ti mesmo(a):

  • Defender algo – Os teus princípios dizem muito sobre quem tu realmente és. Desenvolver uma paixão pelos teus princípios indica aos outros que tu tens fortes crenças que não podem ser abaladas e outros quererão te seguir por isso.
  • Sê um exemplo para os outros – Dizer aos outros como eles deverão pensar e agir não é de forma alguma tão efetivo quanto deixar que eles saibam que já passaste pelo mesmo. As pessoas conhecer-te-ão pelas tuas ações, como tal deixa as tuas ações refletirem os teus valores.
  • Sê um mentor – Tu podes fortalecer outros com o teu conhecimento e a tua capacidade de liderança. Partilha o que tu sabes e o que funcionou para ti e serás agradecido(a), tal como passarás o exemplo de liderança.
  • Autodescoberta – Mantem-te sempre no caminho do autoconhecimento, mesmo após teres atingido o auge do sucesso. Conhecermo-nos a nós mesmos é um processo constante de realização das coisas que nós somos capazes e daquilo que são as nossas verdadeiras convicções.

Todos os líderes deverão percorrer a jornada de se conhecerem a si mesmos e descobrirem os seus valores e porque é que estes são os seus valores. Tu não te podes tornar num líder se te encontras em baixo. A autodescoberta é necessária para navegar entre os obstáculos da vida e levar-te ao sucesso máximo.

Como Ser Um Líder Inspirador

Quer ambiciones ser uma inspiração para uma congregação, um negócio ou os teus filhos, deverás saber que existem algumas práticas comuns que os líderes inspiradores adotam para com aqueles que querem ser fonte de inspiração.

Se pensas que café e donuts grátis na sala de convívio irá motivar os empregados para virem trabalhar, ou que dizer aos teus filhos como costumavas andar quilómetros para ir para a escola, irá inspirar os teus filhos para darem o seu melhor na escola, então precisas de repensar o curso das tuas ações.

Um(a) líder inspirador(a) remove os obstáculos para que o trabalho seja feito e depois junta-se à força de trabalho e faz com que o trabalho fique feito.

Algumas das qualidades que líderes inspiradores têm, são:

  • Entusiasmo – Quando expressas paixão por aquilo que fazes, outros ficam contagiados pela tua paixão, tal como uma vela que acende a outra. Poderás não estar entusiasmado(a) sobre o desenvolver de uma ação que a tua empresa toma, mas poderás ficar entusiasmado(a) por trazer todos a bordo para que tal aconteça.
  • Conta Histórias – Poderás já ter notado que cada vez que um Presidente faz o discurso sobre o estado do país ele conta histórias inspiradores de outros. Algumas poderão te fazer chorar, mas todas te provocarão algum tipo de emoção. Quando contas histórias pessoais sobre a tua empresa ou como as pessoas são ajudadas por aquilo em que estás envolvido(a), outros se inspirarão.
  • Comunica uma Visão – Um empregado numa posição inferior poderá não se sentir inspirado com o plano da empresa que trará muito dinheiro para os executivos, mas ele(a) ficará inspirado(a) quando lhes disseres o que tal trará para ele(a).
  • Honestidade – Não importa qual seja o desafio, um líder inspirador fará frente a esse desafio com honestidade. Se cometeste um erro que está a afetar o teu negócio ou a tua família, deverás ser honesto(a) e frontal. E ter um plano para ultrapassar qualquer adversidade.
  • Respeito – Quando ganhas o respeito de outros, estás no bom caminho para te tornares num(a) líder que inspira os outros. A ética e a integridade levam ao respeito. E a forma como lidas com momentos mais difíceis também é uma qualidade chave em líderes que inspiram outro.

Pergunta-te a ti mesmo(a) o que te inspira para seres melhor ou ultrapassares situações difíceis. Quando descobrires a resposta, poderás então experienciar o melhor de ti pois saberás o que é preciso para chegar lá.

Quando sabes o que inspira outros, tu poderás ser o(a) líder que guia os outros a irem mais longe do que eles alguma vez pensaram. Ouve os outros, aprende o que lhes inspira e assim poderás te tornar no(a) líder inspirador(a) que queres ser.

Como Desenvolver a Mentalidade de um Vencedor

Ter a mentalidade de um vencedor não significa que tens de agradar a todos. Trabalhar com outros requer dar e receber, mas tomar decisões com base em querer agradar o outro pode te deixar desamparado(a).

A negociação é uma excelente forma de trabalhar em conjunto por forma a se atingirem os objetivos pretendidos. Quando negocias estás a argumentar sobre a situação e sobre o que estás pronto(a) a fazer para que algo aconteça. Tal como uma venda ou até mesmo o que será o jantar.

Algumas vezes as negociações acabam a teu favor e outras vezes não, mas seja qual for o assunto pelo menos terás dado o teu lado da situação e isso é uma vitória de qualquer forma.

Uma situação vitoriosa deverá surgir de um esforço cooperativo em vez de uma competição e assim se encontrará a solução que agradará a todos. Mantem a conversa até que seja encontrada a solução.

Muitas pessoas pensam sobre aquilo que não têm em vez das coisas boas que têm ou tiveram em suas vidas.

Aquela televisão grande, quando comparada com a televisão pequena que tens lá em casa, poderá parecer que estás a perder em algo. No entanto, na economia de hoje em dia, quando vives dentro das tuas possibilidades e esqueces aquilo que poderia ser melhor, vives de acordo com o que tens e isso é uma verdadeira vitória.

Pensar naquilo que não se tem, em vez de se concentrar no que se tem é chamado de mentalidade de “escassez”. É o tipo de mentalidade que vendedores e comerciantes utilizam para conseguirem com que tu queiras comprar o melhor, mesmo que seja uma luta para ti pagar a comida ao final do mês.

Uma mentalidade de “abundância” é o oposto de mentalidade de “escassez”. Quando estás mais orgulhoso(a) e satisfeito(a) com a abundância que tens na vida, em vez da falta de “coisas”, tu ganhas mais. O amor e o respeito dos teus filhos, um carro que funciona por forma a te levar a onde queres e comida suficiente para todos, deveria ser abundância suficiente para todos, mas infelizmente não o é.

Por forma a se desenvolver uma mentalidade vitoriosa, tens de deixar de te ver como um(a) falhado(a) por não teres tudo o que os teus vizinhos têm ou a carreira que escolheste não está a compensar. Quando dás por ti a pensar em escassez, deverás imediatamente mudar esses pensamentos negativos para positivos.

É como um hábito e levará o seu tempo a aperfeiçoar, mas quando o aperfeiçoares serás muito mais bem-sucedido(a).

Existem tantas formas de criar uma mentalidade vitoriosa na tua vida. Podes te concentrar em criar situações vitoriosas, apreciar a abundância que tens na tua vida em vez da escassez de coisas e enfrentar a realidade (viver dentro das possibilidades).

Toma consciência dos teus padrões de pensamento e quando te vires a cair numa mentalidade de escassez, lembra-te da verdadeira abundância na tua vida.

Como Desenvolver a Coragem para Liderar

É necessária coragem para se liderar, mas mesmo que tenhas medos que te tenham mantido afastado(a) de posições de liderança até agora, isso não quer dizer que não podes ultrapassar esses medos e conseguir posições de liderança.

Cada decisão que tomas na tua vida pessoal e profissional é um testemunho da tua coragem. Algo simples como rejeitar uma sobremesa porque queres te manter em linha, requer uma certa coragem se anceias por doces.

Outras decisões que terás de tomar poderão ser muito importantes e requererem a coragem de um leão. A decisão de desistir de um trabalho muito bem pago para poderes seguir com o sonho da tua vida é uma grande decisão que requer uma grande coragem e planeamento. E algumas decisões poderão parecer irrelevantes, mas mais tarde verás que estas mudaram em muito a tua vida.

A coragem promove a confiança e a autoestima e dá origem a um quadro em que podes conquistar seja o que for.

Pensa em Stephen Hawking e no que ele teve de ultrapassar para se tornar num líder entre os cientistas e escritores do nosso tempo. Deve ter sido preciso uma grande coragem por parte de Hawking para ultrapassar as incapacidades físicas e manter a paixão pelo seu trabalho.

Ultrapassar os maiores medos por forma a se ter a coragem para se fazer algo notório pode levar ao sucesso.

Aqui vão alguns passos que podes dar na tua vida que te ajudarão a adquirir a coragem que precisas para conquistar qualquer coisa:

  1. Cria um ambiente positivo – Rodeia-te de pessoas que são positivas e que acreditam em ti. Desenvolver habilidades e talentos requer que te rodeies daqueles que te ajudarão a sentir mais confiante e a aumentar a tua autoestima.
  2. Mantem uma atitude positiva – Lidar com problemas que te desafiam, pode ser uma oportunidade para o sucesso. Tenta pensar em cada desafio na tua vida como uma oportunidade para utilizares as tuas capacidades e instintos para ultrapassar esses desafios e triunfares.
  3. Sai da tua zona de conforto – Nunca desenvolverás coragem se estiveres preso(a) às tuas raízes. Todos os dias procura por algo desafiante e fora do que te é normal para tu fazeres e tenta fazer. Quando estás mais propício(a) para diferentes situações, aprendes a lidar com as mesmas.
  4. Não deixes o medo te prender – Os humanos podem se tornar medrosos de qualquer coisa. Até mesmo situações que são supostamente agradáveis podem se tornar em grandes medos, se pensares demais na situação. Deixa de lado esses “e se” que estão na tua cabeça e substitui-os por pensamentos positivos.
  5. Aproveita a luta – Exatamenta! Tu podes aproveitar os desafios que a vida te trás, se souberes que te ajudarão a desenvolver a coragem dentro de ti que será necessária para seres bem-sucedido(a) em coisas melhores. Os desafios da vida apenas servem para te tornar numa pessoa mais forte e mais corajosa.

Cada vez que conquistas algo ou que ultrapassas um medo, a tua confiança será mais forte.

A coragem de um verdadeiro líder é conquistada através de pequenos passos, ao invés de se ultrapassar um grande desafio. Por isso, dá os passos para desenvolveres a tua coragem e surpreende-te com os resultados.

Transformar as Adversidades em Sucessos

Por norma, a grandiosidade não acontece sem que se tenha passado por algumas adversidades. A maioria daqueles que conquistaram grandes sucessos nas suas vidas, por norma passaram por algumas tentativas e atribulações que os tornaram mais fortes.

Aqui vão dez formas que as pessoas mais bem-sucedidas utilizaram para seguirem os seus caminhos, desde as profundezas do desespero até ao pico do sucesso:

  1. Ultrapassa a frustração, a raiva e o medo – A grandeza não acontece às pessoas que têm medo de assumir o mundo. Tu podes beneficiar das adversidades da vida, se tiveres o poder de ultrapassar estas negatividades.
  2. Cria estratégias – Aprende a criar estratégias que te guiarão para conseguires qualquer coisa que outros pensem ser impossível. Sai da tua zona de conforto.
  3. Mostra carácter – Mesmo que estejas a sofrer devido a alguma adversidade, mostra aos outros do que és feito(a), usando esse sofrimento como base para o sucesso que virá.
  4. Rodeia-te de possibilidades – Escolhe pessoas e caminhos que te tornem mais forte, em vez de te porem para baixo.
  5. Aprende com o fracasso – Quando vives uma adversidade, aprende com ela. Diz-se que os verdadeiros líderes surgem das adversidades que viveram.
  6. Olha para o lado bom das coisas – Em vez de te deixares ir abaixo com “pena de ti mesmo(a)”, concentra-te no que isto pode querer dizer para o teu futuro e o dos outros, quando ultrapassares essa adversidade. As grandes visões foram tidas nos piores momentos.
  7. Abraça a tua criatividade – Artistas perturbados, como Vincent Van Gogh, criaram os seus melhores trabalhos durante as piores adversidades. A tua criatividade pode ser o catalisador para a liderança.
  8. Enfrenta a realidade – Tu não podes sair da adversidade como um(a) vencedor(a), a não ser que enfrentes a realidade da tua situação. Ignorar os piores momentos, não é enfrentar os desafios com que te deparas. E tu tens de ser absolutamente realista sobre a situação antes de poderes decidir o que fazer com ela.
  9. Toma uma atitude – Se queres mudar a situação adversa para uma elucidativa e de sucesso, tens de ter um plano e depois tomar uma atitude por forma a seguir em frente com esse plano.
  10. Toma o tempo necessário para analisares a situação adversa – Tira algum tempo para analisares por completo o que esta situação significa realmente. Se não a compreendes na sua totalidade, não serás capaz de enfrentar os desafios que esta acarreta.

Não importa qual é o desafio, tu podes enfrentá-lo com dignidade e transformá-lo num sucesso. Pensa em todos os obstáculos que enfrentaste no passado e em como os ultrapassaste, depois toma uma atitude!

Porque é que falhar não é uma opção

“Eu posso aceitar falhar. A certa altura, toda a gente falha. Mas eu não posso aceitar não tentar.”

Michael Jordan

Os grandes líderes experienciaram o falhanço no seu passado, mas nunca deixaram de tentar e nunca desistiram. Eles chegaram ao topo do sucesso por não aceitarem o falhanço como uma opção e continuarem por forma a conquistarem grandes coisas.

No entanto, algumas vezes, não importa o quanto tentas, os teus esforços parecem não levar a lado nenhum e tu sentes-te como se tivesses falhado. Muitas das vezes tu dizes a ti mesmo(a) mentiras desmotivadoras e outras vezes tu só precisas de te levantar a ti mesmo(a) e começar de novo.

Quando deixas o “falhanço” de lado e começas de novo, tu estas a negar a sua importância e sabes que esses esforços não resultarão. Como tal, é altura de andar para a frente com algo que funcionará. Não importa em que situação te encontras na vida, o falhanço não tem de ser uma opção que ponderes e à qual te acomodas.

Ficar estagnado(a) em histórias sobre “o que poderia ter sido” isto ou aquilo, apenas te mantém afastado(a) de conseguires aquilo de que és capaz.

Considera as seguintes verdades antes de aceitares o falhanço como uma opção na tua vida:

  1. Tu aprendes com os erros – Tal como diz o ditado “Amanhã é outro dia”, anda para a frente e planeia a forma de conquistares o sucesso. Vai atrás de uma nova chance.
  2. Reconhece que a vida é o balanço entre bons e maus momentos – Todos experienciam momentos nas suas vidas em que choram, quando atingiram o fundo do poço e quando se sentem felizes na vida. Por vezes a vida parece ser um teatro que enche a tua alma de felicidade e euforia e depois leva-te aos confins do desespero. O desafio da vida é perceberes que tu fazes parte da peça, apenas tu decides que papel vais fazer.
  3. Tu estás em controlo – Não importa quão difícil é aceitar o falhanço de algo (um relacionamento, um trabalho, uma carreira), apercebe-te que tu estás em controlo absoluto e que apenas tu podes escolher o caminho a seguir. A reação que escolhes perante a adversidade determinará, ou não, se vais na direção do sucesso ou de mais fracassos.
  4. Fracassar não é o final da linha – Bom, não é o final a não ser que desistas. Tu podes escolher ergueres-te e começar de novo, invocando a coragem necessária para ultrapassares os maus momentos. Falhar apenas significa que tentaste e que a forma como tentaste não funcionou. Agora tenta de forma diferente.
  5. Aproveita a vida – Mesmo que a vida te tenha dado momentos menos bons, tu estás muito mais à frente se as tuas necessidades estão a ser satisfeitas e se tens esperança. Aproveita o que tens e segue em frente com o que a vida te trará.

Na vida, por vezes, a mudança é necessária por forma a se largar velhos hábitos e se ter espaço para hábitos novos. Um fracasso reconhecido é apenas uma oportunidade para tu seguires para algo melhor. Por causa daquilo que aprendeste, tu descobrirás que és mais forte do que aquilo que pensavas e que tu consegues conquistar mais coisas do que aquilo que achavas que conseguirias.

  • 5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.