Hubstaff
Freelancers

Gestores de Redes Sociais: Quem São e o Que Fazem?!

A maioria das empresas já reconheceu quão valioso e benéfico é o marketing nas redes sociais. Como este envolve os utilizadores, gera leads de qualidade e aumenta a reputação de uma empresa online.

No entanto, existe uma grande chance de os proprietários de uma empresa não gastarem muito tempo nas redes sociais, o que significa que é um desafio para estes descobrirem exatamente onde concentrarem os seus recursos para obterem os melhores resultados.

E é aqui que entram os Gestores de Redes Sociais para se responsabilizarem pela presença das empresas online.

Mas então o que faz um Gestor de Redes Sociais?!

Um Gestor de Redes Sociais é aquele que administra o marketing e publicidade da empresa nas Redes Sociais. A administração inclui, mas não é limitada a:

  • Ponderar qual o planejamento, a estratégia e a definição dos objetivos.
  • Desenvolver o conhecimento da marca e a sua reputação online.
  • Gerenciamento de conteúdo (inclusivamente no website).
  • SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Mecanismos de Pesquisa) e gerar tráfico de entrada.
  • Cultivo de leads e vendas.
  • Gestão da reputação.

O Gestor de Redes Sociais é um individuo altamente motivado, criativo, com experiência e uma paixão por comunicar com os clientes. Essa paixão surge quando este se envolve com os clientes diariamente, com o objetivo final de:

  • Transformar fãs em clientes.
  • Transformar clientes em defensores.
Participação Comunitária

A liderança e participação comunitária (tanto online como offline) são parte integrante para o sucesso de um Gestor de Redes Sociais. Uma componente essencial é comunicar a marca da empresa de uma forma positiva e autêntica, que irá atrair os compradores modernos e em contato constante.

Book Gift - www.wook.pt

O Gestor de Redes Sociais é instrumental em gerir tudo o que esteja relacionado com o conteúdo da empresa. O principal fator de classificação de pesquisa da Google é o conteúdo relevante (o conteúdo que melhor satisfaz as necessidades de quem pesquisa é o melhor). Fica assim claro que a gestão do conteúdo deverá fazer parte da descrição do trabalho de um Gestor de Redes Sociais.

A responsabilidade da gestão de conteúdos inclui:
  • Administrar a criação e publicação de conteúdo relevante, original e de grande qualidade (para todos os canais e anúncios).
  • Identificar e melhorar aspetos de desenvolvimento organizacional que melhorarão o conteúdo (ex.: treinamento de funcionários, reconhecimento e recompensas por participar no marketing e na criação de feedback online da empresa).
  • Criar um calendário regular de publicações e promover conteúdo através de anúncios nas redes sociais.
  • Utilizar as ferramentas certas para gerir o conteúdo (podes encontrar mais informação no nosso artigo sobre “Como Gerir as Redes Sociais em Auto-Pilot?”)
  • Implementar um calendário editorial de conteúdo para gerir conteúdo e planear campanhas de marketing específicas.
  • Integrar todos os canais de marketing (redes sociais, SEO, marketing de conteúdo, email, marketing impresso e digital).
  • Gerir ou supervisionar todas as campanhas de publicidade social.

Esta posição é de salário a tempo inteiro com benefícios. Títulos e/ou responsabilidades específicas para esta posição, poderão também incluir:

  • Gestor de Marketing Digital
  • Gestor de Marketing de Conteúdo
  • Gestor de Experiência de Clientes
  • Gestor da Comunidade
Está sempre a aprender

O Gestor de Redes Sociais deverá estar sempre a aprender, pois esta é uma componente crucial para o seu sucesso. As “boas práticas” do marketing social e digital estão em constante mudança, como tal deverá se ter um orçamento definido para a formação e/ou a comparência em conferências e cursos online específicos da indústria.

Responsabilidades de um Gestor de Redes Sociais

A primeira responsabilidade de um Gestor de Redes Sociais é o de desenvolver e implementar um plano de marketing de redes sociais. o plano de marketing incluirá as seguintes componentes e deverá ser revisto, no mínimo, a cada 90 dias.

1. Desenvolvimento da Marca

“Porquê” é a razão pela qual os clientes compram. Uma grande mensagem de “porquê comprar aqui” é algo único para a tua empresa, é apoiada por factos (prémios, números, políticas na loja) e responde a “O que têm para mim?” para os consumidores.

2. Identificar Clientes Alvo

É impossível que o teu produto seja tudo para todas as pessoas. Até que aceites a noção de que deverás manter o teu foco num mercado restrito, tu restringes a habilidade do teu negócio crescer.

Faz este exercício para identificar os clientes alvo: Escreve as circunstâncias e os atributos do teu cliente tipo.

Assim que souberes mais sobre quem tu queres alcançar, tu poderás utilizar essa informação para direcionares a tua mensagem com mais precisão. O Facebook é precioso para explorares audiências que estarão interessadas no teu produto ou serviço.

3. Define Objetivos Claros

Todos os planos de marketing incluem objetivos definidos e realísticos. Não basta dizer que “vês” resultados. Os teus resultados deverão estar diretamente ligados com as tuas metas e objetivos. Tu nunca saberás qual o retorno do investimento sem teres definido o objetivo e a estratégia.

Ao definir objetivos, é importante identificar quais os desafios que o negócio está a enfrentar. Estes são os mais comuns:

  • Tráfico insuficiente no website e/ou poucos visitantes.
  • Fraco reconhecimento da marca.
  • Declínio da retenção do cliente.
  • Uma reputação online pobre.
  • Vendas lentas.
4. Design Visual e Estratégia de Desenvolvimento Online
Free Delivery on all Books at the Book Depository

O conteúdo visual tem um efeito durador no visitante. A tua marca visual deve ser consistente. Quer seja a tua atualização de status, as tuas páginas de apresentação ou os teus anúncios no Facebook, o que a tua audiência vê é o que eles se lembrarão. Certifica-te que são apelativos e passam a mensagem pretendida.

A sabedoria do desenvolvimento online é crucial para o sucesso do teu marketing de conteúdo. Tu tens de manter um ponto centrar para o teu conteúdo onde clientes e potenciais clientes podem visitar para aprenderem mais sobre os produtos e serviços e onde os motores de pesquisa podem pesquisar para te reconhecer mais autoridade

5. Uma Estratégia de Conteúdo Sólida

Uma das questões mais comuns é a de “Como é que eu sei o que partilhar na nossa página?” No entanto, por forma a saber a resposta terás de ter uma ideia concreta sobre quem é a marca e quem são os clientes-alvo.

  • O que é que a empresa tem que a torna tão única… que faz com que as pessoas a queiram comprar? Responde a esta pergunta com detalhe.
  • Descreve o teu cliente-alvo. Quais são os seus interesses, preocupações e problemas? Como é que os podes ajudar a tomar a decisão de fazer a compra com o conteúdo que vais publicar?
  • Não te esqueças daqueles fãs que não estão no mercado. O que é que lhes podes oferecer por forma a tornar o tempo deles contigo mais interessante?
6. Estratégia Promocional

É essencial que esteja continuamente a crescer e a promover a marca e o seu conteúdo.

A publicidade nas redes sociais (tipicamente no Facebook) é uma ferramenta muito valiosa por forma a que a nossa mensagem seja ouvida. No entanto, a publicidade do Facebook não se parece com a publicidade com que estamos habituados. Elas diferem tanto em conteúdo como em posicionamento e alvo. Mas quando feita de forma correta, elas são recebidas com muito mais alegremente.

A melhor forma de fazer com que a sua página do Facebook cresça é utilizando a publicidade do Facebook. Uma boa estratégia de promoção inclui um orçamento com imagens e informação cuidadosamente selecionada (com uma frase de chamariz clara) isso irá melhorar a interação e gerar novas leads.

7. Estratégia de Interação

Um Gestor de Redes Sociais também tem o papel de um Gestor da Comunidade – o que quer dizer que também tem de ouvir, responder, fazer perguntas e interagir com a audiência. Deverás sempre ter em consideração em como é que as pessoas responderão às leads orgânicas (aquelas que não são pagas) que aparecem na secção de comentários das tuas publicações.

As pessoas irão fazer perguntas e por vezes interagir numa venda. O Gestor de Redes Sociais deverá ter conhecimentos e experiência quanto ao processo de vendas por forma a poder responder corretamente.

Se um lead (potencial cliente) faz uma pergunta, responde e dá seguimento com uma pergunta de retorno para o manter a interagir contigo, o que, eventualmente, os conduzirá à página de apresentação do produto, formulário para aderir ou ao agendamento.

Não te descuides quanto ao facto de que os teus anúncios no Facebook também terão interações. Responder aos comentários na publicidade também é uma das responsabilidades diárias de um Gestor de Redes Sociais. Com alguma frequência se vê anúncios no Facebook em que existem comentários de leads e nenhuma resposta a estes. Por favor, evita que tal aconteça a todo o custo, pois passa a imagem de que não queres saber.

8. Estratégia de Conversão

Com as estratégias de crescimento e de interação em uso, o trabalho do Gestor de Redes Sociais é o de converter os fãs em clientes e o teu plano de marketing deverá reforçar precisamente os passos necessários para tal.

Hubstaff

As componentes mais avançadas da publicidade do Facebook inclui a possibilidade de se customizar a audiência, criar páginas apelativas, os bots do Messenger e a execução de testes.

9. Quantifica e Analisa por forma a estabeleceres o teu Retorno de Investimento

É preciso que estejam bem definidos quais são os indicadores chave mais importantes do negócio em causa. Aqui ficam 8 dos mais utilizados:

  • Crescimento da Audiência
  • Perfil da Audiência
  • Interação da Audiência
  • Alcance do Conteúdo
  • Interação por Tipo de Conteúdo
  • Leads
  • Classificação da Resposta e sua Qualidade
  • Feedback Negativo

Quantifique os resultados diariamente. Os teus resultados deverão estar ligados com os teus objetivos e providenciar uma compreensão clara daquilo que estás a ter como retorno.

Deveres Básicos de um Gestor de Redes Sociais

  • Gerir as campanhas de marketing das redes sociais e atividades diárias como:
    • Criar conteúdo com tópicos relevantes para o consumidor-alvo da empresa.
    • Criar, procurar e gerir todo o conteúdo publicado (imagens, vídeos, escritos e áudio/podcast).
    • Monitorizar, dar ouvidos e responder aos utilizadores de uma forma “social”, enquanto cultiva possíveis leads e vendas.
    • Conduzir o apoio online e gerar correntes de promoção cruzada.
    • Desenvolver e expandir os esforços da comunidade e/ou do alcance dos “influentes”.
    • Supervisionar o design (gráficos de redes sociais para a capa do Facebook, fotos de perfil, miniaturas, publicidade, páginas promocionais, perfil do Twitter, Blog, etc).
    • Projetar, criar e gerir promoções e campanhas de marketing sociais, garantindo que estes se incorporam com o plano e meios gerais de marketing da empresa.
    • Criar e gerir um mecanismo online para receber feedback por forma a criar uma reputação online. Monitorizar este feedback e responder a cada um atempadamente e com cuidado.
    • Analisar as métricas chave e ajustar a estratégia sempre que necessário.
    • Compilar relatórios para os gestores, em que dá provas dos resultados.
  • Tornar-se num apoiante para a empresa nos espaços sociais, interagindo em diálogos e respondendo a questões sempre que apropriado.
  • Demonstrar capacidade de mapear um plano de marketing compreensivo.
  • Conduzir estratégias que estão comprovadas por testes e métricas.
  • Desenvolver elementos organizacionais por forma a implementar um processo proativo para capturar críticas de clientes felizes e leais.
  • Monitorizar as tendências em ferramentas, aplicações, canais, design e estratégias de redes sociais.
  • Implementar uma estratégia de crescimento constante para se manter altamente efetivo.
  • Identificar ameaças e oportunidades no conteúdo gerado para o utilizador em volta da empresa. Reportar ameaças notáveis para os respetivos gestores.
  • Analisar companhas e traduzir dados anedóticos ou quantitativos em recomendações e possíveis planos para reavivar redes sociais, conteúdo de marketing, SEO e campanhas de publicidade social.
  • Monitorizar as referências efetivas (melhores práticas) por forma a quantificar o impacto das campanhas nas redes sociais. Analisar, rever e reportar a efetividade das campanhas com o intuito de maximizar os resultados.

As Qualificações e Experiência do Gestor de Redes Sociais

  • Possui conhecimentos e experiência nos princípios do marketing tradicional. Formação em Marketing é uma mais-valia, mas não é obrigatório quando existe uma experiência relevante.
  • Demonstra criatividade e imersão documentada nos meios sociais (fornece links para perfis como exemplo).
  • Conhecedor da teoria e da aplicação do marketing de conteúdo.
  • Experiente em encontrar e gerir o desenvolvimento e publicação de conteúdo.
  • Exibe uma habilidade de saltar do lado criativo do marketing para o lado analítico, capaz de demonstrar porque é que as suas ideias têm resultados analíticos.
  • Apresenta um conhecimento e compreensão em profundidade sobre as plataformas das redes sociais, os seus respetivos participantes (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest, etc.) e de como cada plataforma pode ser utilizada em diferentes cenários.
  • Mantem uma capacidade de excelência em escrita e linguagem.
  • Tem um gosto e um conhecimento particular pelo ecossistema dos blogs relevante para o campo das empresas.
  • Apresenta uma habilidade para comunicar a informação e ideias, tanto no formato escrito como em vídeo, de forma efetiva.
  • Vai para além das expectativas em construir e manter relações de vendas, online e offline.
  • Pratica uma boa gestão do tempo.
  • Trabalha bem em equipe, com confiança para tomar a liderança e guiar outros trabalhadores quando necessário (ex. desenvolvimento de conteúdo, criação e edição de conteúdo e gestão da reputação online).
  • Tem uma compreensão evidente das tecnologias e pode facilmente compreender as novas tecnologias.
  • Mantem um bom conhecimento no funcionamento dos princípios de SEO, incluindo a pesquisa de palavras-chave e do Google Analytics. Altamente informado quanto aos princípios de “Pesquisa e Redes Sociais”.
  • Possui um conhecimento funcional e/ou experiência pessoal com WordPress.org.
  • Demonstra técnicas vencedoras de Serviço ao Cliente nas Redes Sociais tal como empatia, paciência, advocacia e resolução de conflitos.
  • Possui uma grande habilidade para identificar potenciais situações negativas ou crises e aplica princípios de resolução de conflitos para mitigar qualquer obstáculo.

Os Gestores de Redes Sociais Qualificados e Conhecedores Não Surgem por Acaso.

Não te esqueças, partilhar é ajudar! E podes sempre deixar o teu comentário com mais dicas ou mesmo questões. Faz-te ouvir!

  • 18
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.