Hubstaff
Estilo de Vida

Dicas Para Um Natal Único

Já estamos em dezembro e o Natal está à porta! Se formes como eu, é agora que estás a pensar nos presentes, no que vais fazer de menu e até mesmo como vais decorar a casa.

No entanto, depois de leres este artigo, garanto-te que para o ano não se volta a repetir os mesmos erros.

Está na hora de dar valor ao que realmente importa e deixar coisas frívolas de lado.

Já sei que me vais dizer que na época do Natal tudo é relevante e que não se pode eliminar nada das “tradições natalícias”!!

Concordo contigo, no entanto podes sempre tornar este natal bem mais interessante, significativo e até mais “leve” em termos de stress e de gastos.

Vamos lá às dicas?!

Dicas para tornar o teu Natal em algo mais especial e único para todos

Esta coisa de um Natal com mesa farta e cheio de prendas no sapatinho está a tornar-se cada vez mais irrelevante.

A verdade é que o mais importante é estarmos bem e rodeados de quem mais gostamos!! – Esta é a frase típica que damos como resposta quando nos perguntam o que queremos para o Natal ou quando nos dizem que “este ano está mau para prendas”.

Mas que tal fazer algo verdadeiramente diferente este Natal e deixar de utilizar esta frase como “termo de boa educação” e praticar mais o que se diz?!

Bora lá!

Vou aqui dar algumas sugestões de ideias para levares para a tua consoada de Natal:

  • Cria o Cesto das Comunicações: num canto colocas um cesto onde ficarão telemóveis, tablets ou qualquer aparelho eletrónico de comunicação e todos se comprometem a estar “ausentes” do mundo online durante a hora do jantar/ceia.
  • Uma Ceia de todos e para todos: que tal todos trazerem algo para comer e para beber em vez de ter de ser o dono da casa a fazer tudo? Combina-se de antemão o que vai ser a ceia e cada um se compromete a trazer um dos pratos/sobremesas/aperitivos e algo para beber. À chegada basta partilhar.
  • O Saco dos Elogios: Dentro de um saco colocas um papel com o nome de cada pessoa que está presente e cada um vai tirado “às cegas” um papel de dentro do saco. Depois terá de dizer algo que goste, aprecie ou admire sobre a pessoa cujo nome estava no papel.
  • Pai Natal Mistério: Pegando na ideia anterior, podes sempre combinar com os teus convidados que cada um pode trazer uma única prenda com um valor máximo de X e depois colocas o nome de todos os convidados num papel dentro de um saco ou mesmo de um chapéu de Natal. Cada pessoa, após a ceia, por exemplo, tira um nome do saco ou chapéu e dá a prenda que trouxe a essa mesma pessoa.
  • Natal Temático: Porque não decidir por algo único para cada Natal como, por exemplo, este Natal todos se vestem de vermelho e verde ou alguma cor natalícia, para o próximo todos precisam de preparam um espetáculo para apresentar na noite de Natal, ou mesmo todos vão contar uma história sobre algo verídico e divertido que aconteceu durante o ano. Pensa em algo que todos tenham de fazer para que todos os natais sejam diferentes. Podes até combinar, todos os anos serem em casas diferentes e que os donos da casa escolhem a temática desse ano.
  • O Livro das Lembranças: Combina com os teus convidados que antes de saírem da festa escrevam algo que lhes tenha marcado nessa noite num livro que estará junto à entrada. Cria assim um Livro de Lembranças dos momentos mais marcantes dessa noite de Natal.

Isto são só algumas ideias para que tenhas um Natal diferente e único, no entanto, para alguns não importa apenas tentar ser diferente, mas como ser diferente dentro do “orçamento familiar”.

Book Gift - www.wook.pt

Como tal, aqui vão agora algumas dicas de poupança tendo em conta a possibilidade de ter um Natal Único e Memorável este ano.

Dicas de Poupança para um Natal ainda mais Especial

Faz Listas e mantem-te fiel a elas

Algo que facilmente nos faz perder a noção dos gastos é sairmos de casa para ir às compras sem uma lista, pois o que acaba por acontecer é que se acaba por comprar mais do que aquilo que se pretendia.

No entanto, basta te sentares uns minutos e planeares o que queres fazer e o que vais precisar.

Por exemplo, faz a lista das pessoas a quem queres dar um presente e qual a tua ideia e orçamento para as prendas.

Quanto ao menu da consoada, faz uma lista do que será e de tudo o que precisas de comprar.

Assim quando fores às compras podes ir riscando aquilo que precisas e te focares apenas nisso, não gastando mais do que preciso.

Atenção às Promoções

Esta sugestão até passa por ser um seguimento do ponto anterior. Assim que acabas de fazer as tua listas, procura quais as prendas e/ou produtos que estejam em promoção, agora e até ao Natal, por forma a poderes comprar com mais benefícios.

Poupa nos portes de envio

Se decidires fazeres as tuas compras online, opta sempre por encomendar o maior número possível de artigos num único lugar pois aí vais poupar nos portes de envio.

Poupa nas comunicações

Se tens uma grande lista de pessoas a quem queres desejar as “Boas Festas” que tal optares por ligar nas horas mais económicas ou mesmo mandar um MMS/SMS engraçado?

Claro que se és adepto das Redes Sociais, faz como muitos e partilha um vídeo de Natal a desejar as boas festas.

Para que tudo seja mais personalizado, podes sempre enviar um email um pouco mais pessoal.

Faz uma decoração simples

Uma decoração simples em que até podes abdicar de alguns detalhes, pode ser uma boa solução para poupares.

Mas, se por acaso, até tens várias opções de decoração, adota utilizar cores diferentes todos os anos. Por exemplo, este ano usa a decoração vermelha e prata e para o ano a verde e dourada, ou vice-versa.

Se for caso de não teres decoração alguma e estares a pensar em ir comprar algo, tenta primeiro ver o que tens em casa que possas transformar em algo decorativo.

Por exemplo, sabias que podes transformar as capsulas de café que usas na tua máquina em sinos ou mesmo lâmpadas decorativas para a tua árvore ou decoração em geral?

Faz uma pequena pesquisa sobre “ideias de Natal DIY” e vais ver que encontras uma grande variedade de ideias. O ideal para estas coisas é mesmo o Pinterest. Mas não há nada como pesquisar.

Faz comparações

Nunca te esqueças de comparar preços antes de tomares uma decisão final.

Seja online ou mesmo indo a uma loja, olha em volta para outras marcas que tenham o mesmo produto que procuras e compara os preços e até mesmo a qualidade.

Mesmo que um produto esteja em promoção, pode haver um ainda mais barato na prateleira em baixo ou até mesmo no corredor correspondente.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Isto porque muitas vezes, no caso dos supermercados, quando entramos vemos produtos em promoção logo na entrada em expositores próprios ou então ao longo do corredor principal, no entanto se formos à secção desse mesmo produto, encontramos mais oferta e podemos verificar se realmente aquele que está em campanha será o mais vantajoso.

Opta por um menu que encha o estomago e que não esvazie a carteira

Todos sabemos que aquilo que faz parte da ceia de Natal, tendo em conta a tradição, pode sair caro quando compramos próximo da data.

No entanto, podemos sempre optar por criar um menu mais barato com ingredientes diferentes ou comprar os ingredientes com mais antecedência e guardar ou mesmo utilizar os ingredientes do costume, mas em menor quantidade e com um acompanhamento barato, bom e que encha o estomago.

Pensa nas sobras!

E pegando na ideia de poupar e na ceia farta de Natal, pensa sempre nas sobras para que possas fazer novas receitas.

Se planeares um menu que até te dê para depois fazeres novas receitas para o(s) dia(s) seguinte porque não optar por utilizar todos os ingredientes?

Acabas por poupar na mesma. Ou seja, em vez de cortares nos ingredientes, utilizas tudo e fazes um jantar “farto”, no final da festa não comeces a distribuir tupperware pelos convidados, guarda e reutiliza.

Ao não precisares de fazer comer nos dias seguintes, também estás a poupar.

As marcas brancas também têm qualidade

A maioria dos supermercados, já apresentam alternativas na maioria dos produtos com a sua própria marca – as chamadas “marcas brancas” – e que têm tão boa qualidade como outras marcas de renome, mas a um preço muito mais acessível.

Porque não optar por estas marcas?!

Já lá vai o tempo em que comprar “da marca” é que é, para fazer vista aos outros, mas na verdade o que mais faz vista é a criatividade e a mistura de ideias.

Para quê comprar “de marca” se com um produto idêntico, mas mais barato, obteremos um bom resultado?

Utiliza ingredientes ou produtos de marca branca, o importante é que o sabor esteja lá. Preocupa-te mais em seguir a receita à risca para obteres um resultado final “de chef”.

Prendas Conjuntas

Outra boa ideia para poupar dinheiro é a de comprar prendas em conjunto com outros.

Define qual o orçamento e depois com quem vais te juntar para oferecer aquilo que aquela pessoa tanto queria.

Mais vale poucas prendas, mas realmente necessárias ou desejadas, do que muitas que no final nem eram “desejadas”.

E, como referi no início, o mais importante é estarmos juntos, não só no Natal, mas durante o ano todo.

Mantem a festa em casa

Para quê ir a um restaurante ou até mesmo viajar, quando o conforto do lar é tão bom e bem mais barato?

Claro que não me refiro a viajar até casa dos pais ou dos avôs para celebrar esta época, refiro-me a viagens para algum sítio diferente ou idas a restaurantes em família.

Acabarás por gastar mais dinheiro e até te stressares mais do que se fosse na casa dos pais ou mesmo na tua própria casa.

Dicas para adotar para o próximo ano

Claro está que o ideal é que se programe tudo com antecedência e ao longo do ano, para que quando chegue a altura, tudo seja bem mais fácil e tranquilo.

Por exemplo, se és como eu que até gosto de enviar postais de Natal, de preferência feitos por mim, começa logo a fazer uma lista das pessoas para onde queres enviar postais e todos os meses vai fazendo uns quantos.

No caso das decorações de Natal, porque não ver ideias DIY, e ir guardando os materiais ao longo do ano?

Facilmente vai poder criar uma decoração “à grande” com ideias originais e que farão a diferença no orçamento familiar.

Por exemplo as cápsulas de café que pode ir guardando ao longo do ano, depois é só esvaziar a borra de café, limpar, pintar e utilizar da forma que quiser.

Hubstaff

Com revistas e jornais velhos, pode utilizar para fazer embrulhos de presentes para o ano seguinte.

As prendas, pode ir comprando ao longo do ano. Faça uma lista do que poderá ser uma boa prenda e depois aproveita as promoções e saldos que vão acontecendo ao longo do ano.

Nunca te esqueças que para compras online de algo eletrónico ou mesmo digital, o ideal é a Black Friday e a Cyber Monday no final de novembro.

No entanto, também saldos de verão e outras campanhas que podem ser vantajosas para aquilo que procuras.

Outra sugestão será ires fazendo um “mealheiro” ao longo do ano para que tenhas um bom orçamento para o Natal. Define um valor por mês que vais guardar e assim ficas mais tranquilo(a).

Bom, julgo que já ficas com umas boas dicas para este Natal, no entanto podes sempre deixar mais ideias nos comentários!

Por agora…. Bom Natal para ti e para os teus! Que esteja cheio de bons-momentos no sapatinho!

  • 8
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.