Hubstaff
Um senhor a trabalhar no seu portátil numa esplanada de café.
Clientes

Como atrair os melhores Freelancers online para o teu projeto?

Atualizado no dia

Como cliente que coloca uma proposta de trabalho online num site dedicado ao trabalho remoto, são muitos os Freelancers que irão responder à tua oferta, com a esperança de serem o/os escolhido/s.

Mas, como qualquer cliente ou empresa a recrutar, o mais importante é que os melhores respondam à oferta em questão.

Para tal existem algumas dicas a ter em conta e que, nem sempre, se vê os clientes seguirem e que mais tarde acabam os leva a eliminar as suas ofertas ou ter más experiências com Freelancers online.

E, como tempo é dinheiro, mais vale começar por considerar certos aspetos para não perder mais tempo do que o estritamente necessário.

5 Dicas para atrair os melhores Freelancers online

Valida os teus dados pessoais

A maioria dos sites dedicados ao trabalho remoto têm sistemas para validar a autenticidade dos utilizadores, isto por forma a poderem demonstrar que são pessoas reais e fiáveis.

Tal como os clientes procuram autenticidade e verificam se o Freelancer está ou não validado, os Freelancers fazem o mesmo!

Book Gift - www.wook.pt

É uma das melhores formas de saber se o cliente é legítimo e assim valerá a pena trabalhar com essa pessoa.

Por isso, faz o possível para validares os teus dados antes de colocares a tua primeira oferta online.

A importância dos detalhes na descrição

Quando começares a preencher os detalhes da oferta de trabalho em causa, providencia toda a informação necessária para que o Freelancer perceba em detalhe o que vai fazer. Claro que também podes ocultar alguns detalhes, mas é importante providenciar uma descrição o mais detalhada possível.

Isto porque os melhores Freelancers no mercado por norma não respondem a projetos com falta de informação. Pois isso mostra falta de comunicação por parte do cliente e isso poderá levar a que o trabalho não corra bem e ambos perdem.

Já encontrei ofertas em que o cliente apenas refere que precisa de alguém para fazer uma pesquisa online. Ponto!

Como assim?! Pois é!

Precisa de alguém para fazer uma pesquisa sobre o quê?! Para quando?!

Como é que um Freelancer responde a este tipo de oferta?

Esta falta de informação até pode ser porque o cliente estava com pressa e queria colocar a oferta naquele preciso momento. Mas, se o cliente não tem tempo para dar mais informação, será que tem tempo para me dar mais informação mais tarde ou vai só “despejar” um site e que precisa dos dados em Excel para ontem?

A comunicação é um dos fatores mais importantes quando se trabalha online. Se a descrição é escassa e não é apresentado um motivo, o relacionamento de trabalho vai ser igual e no fim o Freelancer acaba por ter um mau feedback pois o cliente afinal queria certos detalhes da página, não era tudo.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Para além de que, no fim de contas o cliente tem de perder mais tempo a explicar mais detalhes aquando das entrevistas.

Ninguém ganha com descrições com falta de informação. Por isso, perde alguns minutos a escrever uma boa descrição. E, se não tens tempo, aguarda para quando tens. Só tens a ganhar!

Providenciar exemplos/amostras

Uma das melhores formas de saber se o Freelancer é, ou poderá ser, o indicado é fornecendo informação suficiente para que este possa testar e fazer uma amostra que te pode enviar aquando da resposta à oferta.

Para tal, e se possível, adiciona uma página do documento que pretendes que seja trabalhado, ou um link para a página da qual pretendes obter a informação e quais os detalhes que pretendes em Excel.

Mesmo que não especifiques que pretendes que o Freelancer faça uma amostra, os melhores o farão como forma de provarem os seus conhecimentos.

A utilização de palavras-chave

Outra forma de verificares se o Freelancer que responde ao teu anúncio será o indicado é adicionando uma palavra-chave no fim da descrição, que o Freelancer deve utilizar para começar a sua resposta.

Com esta técnica tu podes desde logo ver se o Freelancer realmente leu tudo até ao fim e qual a sua atenção ao pormenor.

É uma técnica utilizada por muitos clientes, pois quando estão a ver dezenas de respostas, detetam logo na primeira linha se o Freelancer leu com atenção a proposta.

Escreve a tua oferta em Português

Esta sugestão não é tanto referente à forma de atrair os melhores, mas sim de atrair um mercado exclusivo de Freelancers e de poupares tempo na recruta.

Mesmo que utilizes sites exclusivos em Inglês, podes sempre escrever a tua oferta em Português, caso pretendas trabalhar exclusivamente com Portugueses, onde quer que eles estejam.

Desta forma, mesmo que coloques na descrição em Inglês que procuras Portugueses, não corres o risco de receber dezenas de respostas de Freelancers, menos atentos, que nem falam português.

Esta técnica não é utilizada apenas quando se procura um tradutor, mas sim em qualquer situação.

Conclusão

A comunicação e a forma como comunicamos é muito importante para criar relações de trabalho confiáveis e viáveis, por forma a ter bons resultados. E isso não depende só do Freelancer, mas também do Cliente.

Hubstaff

Como experiência própria, te garanto que terás um melhor resultado se despenderes mais uns minutos a escrever a tua oferta e a providenciares toda a informação necessária.

Não trará apenas bons Freelancers, como te poupará tempo na escolha do Freelancer ideal.


O que achaste deste artigo? Foi algo útil para ti?

Deixa o teu comentário em baixo e partilha nas redes sociais.

  • 7
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.