Hubstaff
Uma pessoa a trabalhar no seu portátil sentada numa mesa de café.
Freelancers

A Importância das Amostras de Trabalho

Atualizado no dia

Quando se trabalha online tem de se dar mostras que se tem conhecimentos daquilo que se vai fazer. Faz sentido certo?

Alguns clientes adotam por adicionar questões que os Freelancers deverão responder para ajudar os clientes a escolherem o candidato certo para o projeto em causa, mas muitos são os que até disponibilizam uma pequena amostra do que será o trabalho ou que descrevem em detalhe o que pretendem.

Quando assim é, mesmo que o cliente não diga especificamente que pretende que tu faças uma amostra, tu podes muito bem agarrar no documento partilhado ou utilizar os detalhes descritos e fazeres uma amostra para provares os teus conhecimentos e, quando responderes à oferta, enviar a amostra como anexo.

Vamos a exemplos

Traduções

O cliente quer que o seu website seja traduzido para Inglês e na descrição da oferta até indica qual o website. Tu podes ir ao website, escolher uma página que queiras e fazer uma tradução de uma página em Word que depois envias como anexo.

Book Gift - www.wook.pt

Entrada de Dados

O cliente tem alguns cartões de visita que fez o scan e guardou como PDFs, mas quer passar esses dados para uma folha de Excel. Para teres uma ideia, o cliente adiciona o documento em anexo à descrição do trabalho.

Se transferires o ficheiro vais então poder criar uma folha de Excel e, caso o cliente não tenha indicado que campos pretende, criares uma lista com o Nome, Endereço (separado por Rua, número da Porta, andar, código postal e localidade), o contato telefónico, email e mais detalhes que apareçam. Fazes depois umas 10 linhas e guardas o ficheiro com o título do projeto e o teu nome.

Quando estiveres a responder à oferta adicionas esse documento do Excel como anexo e mencionas o mesmo na tua oferta.

Pesquisas Online

O cliente está à procura de informações sobre um certo assunto e precisa de alguém para fazer uma pesquisa online e lhe apresentar uma lista com o nome do site onde encontrou a informação, o título do artigo onde encontraste a informação, a data de publicação se disponível, o link e uma pequena descrição do que é falado.

Tu podes fazer uma pesquisa online e os primeiros 5 artigos que encontras, depois de leres e ver que é relevante para o que o cliente procura, tiras a informação pretendida para uma folha de Excel e depois envias como anexo.

Criação de artigos para um blog

O cliente procura alguém que o possa ajudar a criar conteúdo para o seu blog que é sobre saúde e gostaria que o Freelancer ficasse responsável por um assunto específico dentro da área da saúde. Vamos imaginar Dieta Keto.

Tu podes criar um pequeno artigo em Word, fazendo a pesquisa necessária ou não, caso saibas do assunto, e depois enviar como anexo ou podes indicar os links para artigos que tenhas escrito sobre o assunto em causa.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Gestão de Redes Sociais

O cliente precisa de ajuda para criar conteúdo para as suas redes sociais e indica que tem um blog sobre projetos manuais (DIY). Também disponibiliza o nome do blog com o link.

Tu podes aceder ao blog, dar uma vista de olhos no tipo de artigos. Em seguida ir às redes sociais e procurar pelos perfis desse blog e ver o que o cliente costuma colocar.

Por fim, podes criar um documento em Word com ideias do que escreverias numa publicação para que os seguidores interajam, ou conteúdo de outros blogs que pode complementar o que o teu cliente cria e assim aumentar os seguidores.

Também podes criar modelos no Canva (por exemplo) de imagens para artigos por forma a mostrar que também sabes como criar modelos para serem partilhados nas redes sociais.

Depois podes enviar tudo como anexo para o cliente e, caso tenhas experiência em outras páginas, podes indicar o que fizeste com links ou imagens do que publicaste.

Como podes ver existem sempre formas de criar amostras e assim dar enfase ao facto de que serás a pessoa indicada para fazer o projeto em causa.

Quais os benefícios de fazer as amostras?

Para além do mais notório, que é o de comprovares os teus conhecimentos, também serve para:

  • Saberes quanto tempo de levará a fazer a totalidade do trabalho;
  • De acordo com o ponto anterior e a dificuldade ou exigência do projeto, podes então dar um valor mais apropriado que cobrarás para fazer o tal projeto;
  • E ficarás a saber se tens dúvidas ou não sobre o projeto em causa.

Quando enviares a tua oferta ao cliente menciona o tempo que levaste a fazer a pesquisa de um artigo, ou quanto tempo te levou a criares a lista dos 10 contatos no Excel. E menciona se tiveste alguma dúvida enquanto fazias a amostra.

Tudo isto vai ajudar o cliente a decidir que Freelancer contratar. Como tal só te traz benefícios.

E quanto devo cobrar pela amostra?

Nada! A tua amostra deverá ser gratuita e depois, caso sejas contratado(a) então é incluído no valor total, visto não precisares de repetir o que já fizeste.

Há quem cobre por fazer uma amostra do trabalho e há clientes que se oferecem para pagar por uma amostra e só depois é que fazem o contrato final.

No entanto, se mencionares na tua oferta que estás disponível para fazer uma amostra por um certo valor, acredita que nenhum cliente vai querer fazer negócio contigo.

Hubstaff

Cabe a ti decidires se queres ou não fazer a amostra grátis, mas por experiência própria, posso te garantir que te trará clientes e até a possibilidade de seres contratado(a) para outros projetos com o mesmo cliente.

E se o cliente não dá nenhuma indicação sobre os detalhes ou não disponibiliza anexos?

Podes sempre indicar que estás disponível para fazer uma pequena amostra grátis, sem compromisso, se o cliente te disponibilizar mais detalhes sobre o trabalho em causa.


O que achas da oferta de amostras de trabalho como forma de mostrares os teus conhecimentos? Deixa um comentário em baixo com a tua resposta e alguma questão que possa ter sobre o assunto!

E não te esqueças de partilhar nas redes sociais.

  • 10
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.