Hubstaff
Imagem de uma ampulheta.
Em Destaque,  Freelancers

8 Aplicações para Registar Horas com Screenshots

Uma das coisas que todos os trabalhadores remotos têm em mente é como fazer o seu registo de horas que serão cobradas ao cliente no final do projeto.

Existe aqui um fator importante que muitos clientes requerem até mesmo por forma de demonstrar transparência e criar confiança entre trabalhador e cliente, que é o de se dar prova de que as horas cobradas foram realmente utilizadas a fazer o trabalho ou projeto em causa e não horas nas redes sociais ou a jogar online.

Para tal, tornou-se muito importante utilizar programas que permitam de alguma forma ajudar a provar o que fazemos durante as horas que dizemos que trabalhamos num dado projeto. A melhor forma para tal é a de se poder tirar capturas de ecrã (screenshots).

Claro que se trabalhares através de um site dedicado estes já têm os seus próprios programas para instalares no teu computador e registares as horas com capturas de ecrã e ainda podes adicionar notas a cada registo em que especificas o que estás a fazer. No final o cliente pode verificar os teus registos e libertar o pagamento após ter a certeza de que realmente trabalhaste no projeto dele.

Mas e se quiseres trabalhar independentemente, sem sites dedicados, como vais fazer?!

Há sempre forma de registar horas de trabalho, mas então e as capturas de ecrã?

Já são muitos os programas online que podes utilizar para registar horas e alguns até com opções de faturação, gestão de projetos e outras. Mas não são todos os que te permitem fazer capturas de ecrã e, como forma de te ajudar, eu fiz uma pesquisa e criei esta lista daqueles que até no plano gratuito te oferecem a opção de captura de tela.

Infelizmente, a maioria são em inglês, existindo apenas um com a possibilidade de ser utilizado em português, e todos são em dólares. Cabe-te a ti decidir qual o melhor de acordo com as tuas necessidades.

1. Hubstaff *

Book Gift - www.wook.pt

O Hubstaff é um programa em inglês, no entanto oferece várias opções e até se adapta a vários setores de atividade. Inclusivamente por ter o rastreio GPS que permite verificar a situação das equipes nos locais.

O Hubstaff está disponível como aplicação do desktop, web e móvel, o que permite um acesso e uso em qualquer lugar. Com a captura de ecrã e registo das apps e urls utilizados durante as horas de trabalho o que torna bem mais fácil a monitorização do trabalho. E também com a opção de adicionar os valores a serem cobrados por hora de trabalho e criação de faturas que podem ser enviadas diretamente aos clientes.

A opção de registar horas de trabalho offline, ou seja, sem ser preciso estar ligado à internet também é algo muito importante. Assim que tiveres acesso à internet o programa regista as horas automaticamente.

Também tens uma opção que te permite registar férias e dias livres e assim ter tudo num só lugar.

Este programa é ideal para freelancers e equipes, sendo assim uma ótima opção a ter em conta. Até porque também podes convidar clientes e partilhar toda a informação com estes diretamente do software. Podes utilizar este programa de forma gratuita para utilizadores únicos, com algumas limitações, ou aderir a um dos seus planos a começarem por $6,99 por mês por utilizador, com um período gratuito experimental de 14 dias.

2. Monitask

O Monitask, também apenas em Inglês, é outra opção de rastreio de horas com capturas de ecrã, em que são feitas capturas aleatórias ou em intervalos definidos que podem ser revistas online e que servem de prova do trabalho realizado.

Com relatórios detalhados, inclusivamente com indicação de quais foram as aplicações utilizadas e durante quanto tempo. Relatórios estes que podem ser transferidos.

Tem um plano gratuito para um máximo de 3 utilizadores e um máximo de 6 capturas de ecrã por hora, para mais opções podes sempre optar por um dos planos pagos, com um período experimental gratuito de 30 dias, que começam com um valor de $2,99 por mês por utilizador.

3. Screenshot Monitor *

O Screenshot Monitor tem uma aplicação para ser instalada no computador do trabalhador que tira capturas de ecrã que depois ficam disponíveis online para os gestores de projeto verem. Esta aplicação também permite adicionar notas daquilo que se está a fazer e definir em que projeto se está a trabalhar.

No final, com o acesso online, pode se verificar quanto tempo foi necessário para executar a tal tarefa e quanto tempo demorou cada passo necessário para concluir a mesma.

Pode ser utilizada offline, que depois faz ligação e atualiza a informação online, e pode ser utilizada para funcionários remotos ou até mesmo em escritório.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Tem um plano gratuito com um limite de 3 utilizadores e 3 capturas de ecrã por hora, que podem ser guardados por duas semanas. Para mais opções podes sempre adquirir um plano com valores desde os $6 por utilizador por mês, com um período experimental grátis de 14 dias.

4. Screenish

O Screenish permite fazer o registo offline tanto com aplicação de desktop, web ou extensão do Chrome. Inclusive fazer registo de GPS, de acordo com a localização, apesar desta opção estar em fase beta.

Deteta automaticamente movimentos do rato e cliques, sendo que para o registo se não houver movimento do rato o que elimina que sejam capturados momentos de pausa em que se possa esquecer de desligar o programa.

Podes partilhar os projetos com os teus clientes por forma a ficarem a par do progresso. E também tens relatórios semanais e mensais que podes partilhar e até receber no teu email conforme a configuração que definires.

O Screenish não tem um plano gratuito, no entanto tem a vantagem de que pagas exatamente pelo número de utilizadores, enquanto que em outros programas mesmo que tenhas 8 utilizadores terias de pagar por 10, por exemplo. Os planos começam com um preço de $5 por mês por utilizador e para mais de 20 utilizadores é necessário contactar o serviço de vendas do site para saber mais informações. Existe um período experimental gratuito de 10 dias.

5. Time Doctor

O Time Doctor tem a vantagem de ser apresentado também em português, para além de que também podes registar o tempo offline, ter acesso a quais os urls e programas utilizados enquanto o programa está ativo e tem lembretes que avisam o utilizador para parar o cronômetro quando estão a aceder sites não relacionados com o trabalho (como redes sociais).

Não tendo um plano gratuito, o Time Doctor tem um plano que começa por $9,99 por mês por utilizador, com descontos por volume e um período experimental gratuito de 14 dias.

6. ScreenMeter

O ScreenMeter tem um programa para instalar no desktop para poder registar as horas e as capturas de ecrã que depois podem ser acedidas online através do site. Também tem a possibilidade de receberes relatórios diários por email para ficares imediatamente a saber qual o progresso do trabalho. E claro a possibilidade de fazer o registo offline.

Uma das grandes vantagens desta oferta é o seu preço. Com opções simples e apenas o acesso a um programa light para fazer o registo das horas de trabalho, o plano começa por $1 por mês por utilizador com um período experimental gratuito de 30 dias.

7. WebWork Tracker

O WebWork permite selecionar entre 4 modos diferentes de captura de ecrã: a captura da tela normal, captura no background sem que seja incomodado, captura enublada em que fica um pouco obscura a imagem e nenhuma captura de tela. Também regista os cliques do rato e os bateres de teclas, aplicações ativas e quais os urls.

Permite estipular até 5 utilizadores diferentes: Proprietário, Gestor Executivo, Gestor de Projeto, Empregado e Cliente.

Podes, sem custos adicionais, fazer a emissão de faturas diretamente do programa e podes definir os valores por hora para serem omitidos ou não, sendo que se forem omitidos, nem clientes nem o próprio trabalhador consegue verificar esta informação.

O WebWork Tracker não tem um plano gratuito, no entanto o tarifário é de $2,99 por utilizador por mês, com um período experimental gratuito de 7 dias.

8. Harvest

O Harvest permite, em todos os planos que tem, registar tempo e custos, criar faturas e orçamentos ilimitados, definir alertas para quando estás a atingir o orçamento estimado e folhas de horas com aprovação.

O plano gratuito é para um utilizador e apenas dois projetos, os planos pagos começam por $10,80 para um utilizador com possibilidade de criar projetos ilimitados.


*NOTA: Ao clicares em alguns dos links dos programas sugeridos e optares por adquirir um dos seus planos, eu poderei receber uma comissão por ter feito a recomendação do programa. De forma alguma isto afeta o valor que possas pagar pelo plano escolhido ou qualquer transação que possas efetuar no site em questão. É também de referir que esta lista não foi criada com o intuito de receber qualquer comissão ou influenciada por qualquer valor monetário, foi feita a pesquisa de forma neutra e nem todos dão comissão o que não impediu que fizessem parte desta mesma lista. Os programas de afiliados são uma forma de ajudar financeiramente pessoas que criam blogs, tal como eu, no entanto isso não influencia ou aumenta em nada o valor que te é cobrado a ti caso decidas adquirir algum dos planos. Se tiveres alguma dúvida podes sempre me contactar.


Qualquer um destes programas te poderá ajudar e transformar o teu trabalho em algo mais transparente em que o cliente pode confiar.

Eu tentei incluir todos os que consegui encontrar, no etanto deixa nos comentários se utilizas um programa ou método diferente.

Caso estejas a pensar aderir a um destes programas, qual seria o mais indicado para ti e porquê?

Deixa um comentário com as tuas ideias e partilha! Se este artigo foi útil para ti, também poderá ser para outros que conheças.

  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.