Hubstaff
Estilo de Vida

18 Ideias para criares o teu “Home Office”

Quando se fala em trabalho a partir de casa, vem logo em mente o espaço de trabalho e as ferramentas que serão necessárias. Por essa razão, hoje dedico um “post” ao tão falado “Home Office” que será o teu espaço de trabalho em casa e que é tão importante para qualquer um de nós, trabalhadores remotos, independentemente de que projetos executamos.

Existem então vários pontos a ter em conta antes de se começar a comprar material e a investir os “euros” que a todos nós faz falta.

É verdade que basta um computador e ligação à internet para se poder realizar este tipo de trabalho, no entanto existem várias opções que te proporcionarão um melhor ambiente de trabalho e mais conforto para que possas te focar no que realmente importa e que sejas o(a) mais produtivo(a) possível.

A primeira questão a pensar será mesmo se o teu acesso à internet é através de WI-FI ou cabo (seja ele fibra ou o que for), pois se for cabo terás de pensar num local fixo para trabalhares, mas se for WI-FI podes trabalhar em qualquer canto da casa.

É importante referir que hoje em dia os serviços WI-FI já são muito bons, mas a ligação por cabo continua a ser a que garante maior rapidez e isso ajudará na, tão famosa questão, tua produtividade.

Book Gift - www.wook.pt

A questão seguinte e que, independentemente de como te ligarás à internet, muito conta para o espaço necessário é o tipo de computador que usarás.

Será que vais usar um computador portátil ou fixo?

Computador Portátil vs Computador Fixo

Um portátil até sentado no sofá ou na cama pode ser usado, mas o fixo tens mesmo de ter um espaço dedicado para trabalhares.

Se não tens espaço em casa o mais fácil será utilizar um portátil, no entanto não te aconselho a ficares deitado(a) na cama a trabalhar. Ao fim de uma hora já não consegues te manter na mesma posição e as dores nos pulsos ou nas costas irão dar sinal.

Portanto vamos por partes, tens um portátil, mas o ideal é teres uma superfície plana e estável que te permita apoiares o portátil e o rato. Digo o rato pois o “touchpad” do teu portátil será bom se o teu trabalho for escrever artigos ou digitar algo, mas se tiveres de fazer pesquisas online e ao mesmo tempo criar ficheiros de Excel utilizarás muito o rato e o externo é o que te permite aumentar a rapidez de trabalho e, por consequência, a tua produtividade. Para além de que é o mais ergonómico.

Ao fazer uma pesquisa encontrei uma ideia fantástica para aqueles que queiram trabalhar nos seus portáteis na cama! Fantástico certo? Aqui fica a ideia.

Para quem tenha um computador fixo já terás de o ter numa secretária ou numa mesa num canto próprio da casa ou mesmo numa divisão. Poderás optar por ter um segundo ecrã ou um ecrã maior que te permitirá dividir o ecrã em dois e assim poderás ter, por exemplo, uma página do Google e o Excel abertos lado a lado o que te ajudará em muito a trabalhar ou, no caso dos dois ecrãs teres quatro programas abertos ao mesmo tempo em que vais alternando entre eles.

Não aconselho esta opção para quem use um portátil pois o segundo ecrã terá uma resolução ou tamanho diferente e poderá afetar a tua visão a longo prazo. O ideal de utilizar dois ecrãs de computador é que estes sejam iguais para que não te prejudique a visão.

Qual o ambiente de trabalho ideal

Outra questão muito importante para quem trabalha em casa é o ambiente no qual se encontra.

Por exemplo, se moras sozinho(a) em qualquer canto da casa consegues encontrar a atmosfera e o conforto necessário para te concentrares no que estás a fazer. Mas, se pelo contrário, vives em família ou com amigos(as) terás mesmo de pensar qual a melhor forma de te concentrares.

Por exemplo, terás de pensar num horário em que seja mais calmo para trabalhares em casa, ou num canto da casa em que te possas refugiar um pouco mais. Se for difícil, podes sempre utilizar uns auscultadores e ouvir uma música de fundo que te ajude a descontrair enquanto trabalhas. Confesso que a mim isto me ajuda e muito.

Também é importante que te desligues das distrações. Como tal evita trabalhar em frente ao televisor ou então mantem-no desligado para que não te distraias.

Poderás também pedir às pessoas com quem moras que respeitem o teu horário de trabalho e explicar que se assim for mais rapidamente estarás com eles a conviver.

Eu, por exemplo, evito trabalhar nas horas em que o meu filho está acordado, mas se tiver de o fazer vou fazendo intervalos em que paro para brincar com ele um pouco e assim ele percebe que há um lugar e hora para tudo. Quando ele se vai deitar então trabalho mais tempo seguido e consigo me concentrar melhor. Claro que o ideal será trabalhar quando ele estiver na escola e ficar disponível quando ele volta para casa. Pois também nós temos de sociabilizar e passar tempo com quem amamos.

Quanto investir?

Investe o que podes se quiseres! Não é preciso muito para teres um espaço de trabalho em casa que te permite trabalhar confortavelmente.

Claro está que o portátil te permite utilizar o que já tens para trabalhar. Por exemplo, fora das horas de refeições trabalha na mesa de jantar. Se está bom tempo e tens um espaço exterior (um quintal ou varanda) aproveita e apanha um ar enquanto trabalhas. Com estas opções não precisas de investir, basta reutilizares. Até mesmo uma mesa de centro na sala de estar, com uma almofada a fazer de acento no chão serve! Mas não julgo que seja o ideal por muito tempo.

Caso queiras investir algo, para manteres o teu portátil num local próprio, ou tenhas mesmo de criar um espaço pois usas um fixo, podes investir o preço de uma prateleira e fazer desta uma secretária com uma cadeira ou mesmo criar todo um escritório numa divisão da casa.

Ao fazer uma pesquisa na net até conseguirás encontrar ideias para reutilizar móveis que já não têm uso ou que alguém vai mandar fora e poderás aproveitar. Podes reaproveitar qualquer coisa, basta dares uso à imaginação.

Hubstaff

Aqui ficam algumas ideias que poderás adotar de acordo com o espaço que tens e o “budget” que poderás investir.

Aqui vão algumas ideias

Existem muitas mais ideias e sugestões online, basta pesquisar e com certeza que irás encontrar a solução certa para ti.

Partilha nos comentários as tuas ideias e até mesmo uma foto do teu escritório.

  • 101
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.