Hubstaff
Clientes,  Em Destaque

12 Questões a Colocar Antes de Contratar um Freelancer

Atualizado no dia

Antes de começar a colocar ofertas de trabalho online é importante ponderar os Pros e os Contras de contratar um trabalhador remoto e de responder a certas questões que te ajudarão a planear cada passo da tarefa ou projeto que tens em mãos e assim passar uma informação completa e clara para o(s) Freelancer(s) que vais contratar.

Em qualquer situação, quando se começa por criar um plano e se ponderar todas as possibilidades a chance de se obter um resultado positivo e dentro do previsto é maior.

Como tal, e por forma a ajudar os Clientes/Empresas que querem contratar Trabalhadores Remotos online, eu criei uma lista de questões que podem tornar o processo de planeamento bem mais fácil e intuitivo.

E se fizeres parte do nosso boletim informativo – “Hora do Café” – receberás grátis a lista com as 12 Questões com espaços para as respostas, uma lista dos 15 serviços administrativos para os quais podes encontrar Freelancers online e a lista dos 53 programas e websites mais utilizados por Freelancers e seus Clientes. Podes fazer o registo em baixo e receberás de imediato os PDFs respetivos que podes imprimir e ir respondendo às questões e acompanhar este artigo que te ajudará a pensar em cada uma das respostas a dar.

Quais são as questões?

1. No que consiste o projeto/tarefa que tenho em mãos e para o qual procuro um Freelancer?

É importante ter bem definido qual o projeto/tarefa para o qual vais contratar um Freelancer online.

Book Gift - www.wook.pt

Registar num website dedicado a Freelancers online e colocar uma descrição geral ou mínima do trabalho que tens em mãos não te vai ajudar a encontrar o Freelancer certo.

Com pouca informação é difícil que um Freelancer te possa dar uma estimativa correta de quanto tempo poderá levar a concluir a tarefa em causa e qual o valor certo a cobrar. Podes acabar por nem ter o trabalho feito dentro do tempo que precisas ou perderes o teu tempo começando a trabalhar com Freelancers que afinal não sabem o que fazer para te ajudar.

2. Quais os passos a serem dados para que este projeto/tarefa seja realizado com sucesso?

Aqui convém descriminar todos os passos que são necessários para que o Freelancer possa realizar este projeto/tarefa. Caso não tenhas a certeza de qual a melhor forma, podes sempre deixar em aberto e na hora da entrevista, em conjunto com os possíveis candidatos, podes ver qual o que te dá melhores soluções para realizar o projeto/tarefa em causa.

3. É preciso ter experiência profissional para realizar esta tarefa? Se sim, qual a experiência necessária?

Algumas tarefas são básicas e se for providenciada uma explicação detalhada do trabalho até um Freelancer com pouca experiência, que saiba seguir instruções, pode realizar a tarefa em causa.

Mas caso seja preciso experiência anterior, como por exemplo serviços de apoio ao cliente, é necessário identificar qual a experiência necessária.

4. É preciso ter conhecimentos específicos de programas e/ou produtos? Se sim, quais são e qual o nível de conhecimentos?

Tal como na questão anterior, também é importante descriminar se é necessário um conhecimento específico de certos programas e/ou produtos e deixar tal informação bem clara aquando da descrição do projeto.

5. Quais as características que procuro num Freelancer para realizar este projeto/tarefa?

Poderá ser necessária uma atenção redobrada para detetar pequenos detalhes. Talvez uma boa capacidade de organização ou de gestão de tempo. Uma boa capacidade de comunicação. Pode ser um processo que exija muita responsabilidade e que requer confidencialidade.

Aqui é o espaço certo para descriminar todas essas qualidades que o Freelancer deverá ter.

6. Que métodos vou utilizar para me ajudar a escolher o Freelancer ideal para realizar este projeto/tarefa?

Existem diferentes formas pela qual o Freelancer pode demonstrar as suas capacidades e que te ajudarão a escolher o candidato certo.

Podes providenciar uma amostra do que será o trabalho e pedir que Freelancers façam a amostra e te mandem de volta. Ou criar um questionário com questões específicas sobre o trabalho e ver como o Freelancer responde a estas.

Free Delivery on all Books at the Book Depository

Também podes adotar por apenas verificar a experiência profissional dos candidatos e possível feedback dos clientes com quem trabalhou. Isto será necessário em qualquer situação, mas se for um trabalho em que forneces todos os detalhes, podes eliminar as questões ou amostra.

7. De que forma ou formas vou manter contato com o Freelancer?

A maioria dos clientes adota por manter o contato com o Freelancer escolhido por mensagens ou email. Mas em certas situações e dependendo do projeto, pode preferir uma videochamada ou qualquer outra forma de contato.

Se optares por contratar um Freelancer nos websites dedicados estes terão a opção para enviar mensagens e a maioria até aconselha a que as comunicações sejam realizadas apenas dentro do website. No entanto, muitos clientes conciliam esta com o uso do Skype para fazer videoconferências semanais (isto no caso de trabalhos que requerem mais tempo).

8. De que forma vou passar os detalhes sobre o projeto/tarefa em causa?

Os detalhes ou passo-a-passo sobre o projeto pode ser dado antes ou depois de se escolher o Freelancer.

Caso pretendas dar antes, deverás incluir o máximo de informação possível na descrição do projeto em causa. Ou através de texto ou em alguns casos com uma ligação para um Vídeo ou um Documento que explica em detalhe a tarefa.

Se optares por dar essa informação após seleção, então poderás indicar na descrição que serão dados mais detalhes à pessoa ou pessoas escolhidas durante a entrevista.

9. Este projeto/tarefa é para começar e terminar quando?

É muito importante definir datas e ter em conta se tu precisas de apresentar o trabalho a alguém ou não, contar com possíveis atrasos, e, como tal, definir a data final de entrega com um certo número de dias inferior à data limite que tu tens para apresentar o trabalho final.

10. Quantos Freelancers são necessários para realizar este projeto/tarefa?

Por exemplo, em situações em que o projeto é extenso, mas que precisas de o concluir num curto espaço de tempo, será necessário contratares mais do que um Freelancer. Caso não seja nada muito complicado e que até pode levar o seu tempo, talvez um Freelancer seja o suficiente.

11. Que tipo de contrato realizar?

Existem duas formas de contrato que podes adotar:

  • Contrato com valor fixo (por unidade)
  • Contrato por hora

O contrato com um valor fixo pode ser realizado de três formas:

  • Pode efetuar o pagamento apenas no final do projeto;
  • Ou fazer pagamentos ao longo do projeto (por exemplo serviços relacionados com entrada de dados podem ser pagos por “milestones”/marcos completos, ou seja, a cada 1000 entradas paga o valor correspondente às 1000 entradas e no último milestone faz o ajuste com o valor correspondente às últimas entradas. Isto é muito utilizado em longos projetos e especialmente em entrada de dados ou projetos que podem ser realizados em fases.
  • Por fim, pode fazer o pagamento em 2 ou 3 partes, em que o primeiro pagamento é aquando do início do contrato, no caso de três partes, o segundo no meio do projeto, e o último após a entrega final do projeto.

Quando o contrato é por hora, o Freelancer utilizará um programa para controlar as horas de trabalho e ao fim da semana o cliente será apresentado com o total de horas trabalhadas e o valor a pagar por essa semana de trabalho.

No caso do trabalho por hora, é importante definir o número máximo de horas que esperas que o Freelancer trabalhe por sema e, em caso do projeto ser através de um site dedicado, se este tem liberdade ou não para adicionar horas manualmente (isto poderá ser útil se, por exemplo, o trabalho está quase a ser concluído, mas as horas semanais já foram atingidas, o Freelancer pode adicionar mais uma ou duas horas e o trabalho fica feito naquela semana em vez de esperar pela semana seguinte).

12. Qual o valor máximo que estou disposto a pagar para que um Freelancer realize este projeto/tarefa?

Hubstaff

Isto é muito importante até para que os Freelancers saibam qual é o teu limite de negociação.

Poderá acontecer que nem tu sabes muito bem o quanto estás disposto a pagar, no entanto caso contrates um Freelancer em sites dedicados terás de especificar um valor, mas neste caso podes colocar qualquer valor e depois indicar na descrição que o valor é simbólico e que estás aberto a ofertas.

Estas são as 12 principais questões que todos os clientes deveriam responder antes de contratarem um Freelancer online. Claro que pode sempre ser adotado a cada situação e haver mais questões que podem ser ponderadas à priori, mas julgo que estas serão as questões principais.

Achas que este artigo foi útil para ti? Deixa o teu comentário em baixo e se conheceres quem possa usufruir desta informação partilha! Passa a palavra.

  • 7
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.